Ads 468x60px

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

WLAD É O 1522 - EM SANTA LUZIA

VOTE WLAD VOTE 1522

E logo mais o Federal do Povão desembarcar em Santa Luzia onde irá acontecer, uma carreata e depois um comício para falar de suas propóstas.


O Empresário Edinaldo Lucena, convida todos à participar da grande Carreata que acontecerá nesta Quinta-feira (30) , apartir das 6:00. A carreata irá porcorrer as principais avenidas da nossa querida Santa Luzia.

JESUS - SEU VERDADEIRO AMIGO!

Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Convide-o para entrar em seu coração, Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade te libertará.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CARREATA DO WLADIMIR COSTA


Dia 30/09 (quinta-feira) a cidade de Santa Luzia do pará receberá a visita do candidato a Deputado Federal WLADIMIR COSTA, o federal do povão, como é conhecido.

foto: Portal Capanema

O deputado federal WLADIMIR COSTA que segundo pesquisas, está entre os mais votados no pará, com a influência do luziense, EDINALDO LUCENA que cada vez mais têm mostrado sua vontade por levar melhorias para SANTA LUZIA, têm feito muito por nossa cidade e juntos irão continuar, cada vez, levando ações muito importantes para o povo de Santa Luzia do pará.

A carreata será organizada pelo empresário EDINALDO LUCENA.


NÃO CUSTA NADA OUVIR AS PROPÓSTAS.




Os Luzienses Éder e Nágila Costa

AINDA NO SHOW DO CAVALEIROS DO FORRÓ...

QUEM TAMBÉM CURTIU O SHOW DA BANDA CAVALEIROS DO FORRÓ FORAM OS LUZIENSES ÉDER E A SUA PRIMA, NÁGILA COSTA.
E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE AMIGOS, APROVEITO PARA MANDAR UM FORTE ABRAÇO AO ÉDER, MEU AMIGO DE INFÂNCIA, COMO É DE COSTUME DIZER: ELE NASCEU E CRESCEU NA MINHA RUA. :)

O ÉDER É MAIS UM LUZIENSE QUE ESTÁ NA CAPITAL PARAENSE ''GANHANDO A VIDA''.
VEIO DE SANTA LUZIA PARA BELÉM JÁ FAZ ALGUM TEMPO, HOJE ELE MORA, TEM SEU TRABALHO E É MUITO FELIZ POR AQUI.
ABRAÇO MEU VELHO.



ELISON PLAY - SHOW DO CAVALEIROS DO FORRÓ

A BANDA CAVALEIROS DO FORRÓ FOI UM SUCESSO TOTAL, EM BELÉM.

E EU TOQUEI COM UMA DAS BANDAS QUE FEZ A ABERTURA DO SHOW.
E CLARO, COMO UM BOM FORROZEIRO QUE SOU, APROVEITEI PRA CURTIR A FESTA. RS

ABAIXO OS ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO SHOW :


EU NOS TECLADOS:



COMO AGENTE FICOU NO MESMO CAMARIM, APROVEITEI PARA TIRAR ALGUMAS FOTOS COM OS VOCALISTAS DA BANDA CAVALEIROS DO FORRÓ.




DESTAQUE PARA O MEU TECLADO NOVO, OBS: O MESMO USADO POR CALYPSO, BRUNO E MARRONE E OUTROS. COMO DIZ A MINHA AMIGA:
O CARÍSSIMO. RS :D





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ESSE FIM DE SEMANA

QUEM ESTIVER EM BELÉM E NÃO QUISER FICAR NA SUA CASA IMAGINANDO E NEM SE LAMENTANDO PORQUE PERDEU O SUPER POP EM SANTA LUZIA, ESTÁ CONVIDADO PRA CURTIR FORRÓ O FIM DE SEMANA INTEIRO. RSRS



ESSA SEMANA A FESTA VAI SER SEXTA NO QUARUPY, ONDE EU IREI ESTAR TOCANDO COM A BANDA TROPA DO FORRÓ.

E AMANHÃ, SABÁDO, A FESTA VAI SER NO CIDADE FOLIA JUNTO COM AS BANDAS:

TROPA DO FORRÓ
FORRÓ BOM DE FARRA
FORRÓ NO DOZE

E POR FIM, A BANDA QUE NÃO VEM A BELÉM A MUITO TEMPO: CAVALEIROS DO FORRÓ



DOMINGO, [MORTO DE RESSACA] AGENTE VAI ESTAR DURANTE A TARDE NO:

-NO CLUB APEETI

-E ANOITE, AGENTE TOCA NO ANIVERSÁRIO DE DUAS COMITIVAS, [FESTA PARTICULAR]






MEU ÚLTIMO FIM DE SEMANA


VEJA O QUE ROLLOU NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA OU MELHOR, ONDE EU ESTIVE TOCANDO!

TOCAMOS NAS 4 MAIORES CASAS DE SHOWS DE FORRÓ DE BELÉM:
FORRÓ NO SÍTIO, MANSÃO DO FORRÓ, CANGALHA E A FAZENDA. :)

NA SEXTA-FEIRA DA SEMANA PASSADA ROLOU FORRÓ NO SÍTIO:
veja as fotos:



NO ÚLTIMO SABÁDO A FESTA FOI NA MANSÃO DO FORRÓ E DE LÁ, DIRETO PARA O CANGALHA. MUITA GENTE, MUITO FORRÓ E MUITA ONDA... RSS

CANGALHA:



MANSÃO DO FORRÓ:




DOMINGO:



DOMINGO, DURANTE A TARDE, COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA COMITIVA PEGADORES DO FORRÓ, NOSSOS AMIGOS QUE ESTÃO SEMPRE JUNTO COM AGENTE.
CLARO NAO PODIA FALTAR AQUELA GELADA. RS


E ANOITE, TOQUEI NA INAUGURAÇÃO DA CASA DE SHOW FAZENDA.



MELHOR QUE ISSO SÓ DOIS DISSO. RS


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RESSACA DO SUPER POP


A galera do rock avisa que neste sabádo acontecerá a RESSACA DO SUPER POP.

Esse será o nome da festa que irá acontecer somente para convidados que irão receber convites individuais e os convidados irão contribuir com uma quantia de 50,00 reais para ajudar na despesa da festa.

obs: mulheres nao pagam.

O início será por volta das 8hs no night-club. e a terá a participação de uma banda de capanema, que irá festejar o aniversário de um de seus integrantes.

A galera do rock avisa que a banda vai tocar muito rock-nacional e depois vai rolar muito dance e no fim vai ter rock pesado pra galera.

É importante uma iniciativa como essa porque a galera que gosta de rock na nossa cidade é um público fiél e eles quase não tem a oportunidade de participar de festas do gênero.

A organização é dos amigos Claudio e Ivo do Lanche.

SUPER POP - ÁGUIA DE FOGO EM SANTA LUZIA

É amanhã, sexta-feira (30), SANTA LUZIA DO PARÁ vai tremer com a chegada do SUPER POP, restam apenas poucas horas para o ÁGUIA DE FOGO decolar em nossa cidade.



Águia de Fogo - Era o nome de um seriado muito famoso da década de 80, sobre um helicóptero da polícia que sobrevoava a cidade em busca de crimes a serem resolvidos. Por causa disso a empresa se inspirou no seriado para que todo o equipamento lembrasse a ideia do helicóptero.
Os comandos lembram uma cabine e a aparelhagem espalha gelo seco, as metralhadoras soltam faísca e papel laminado.

TOU NESSA HEM... RSS

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

WELLITON DOS TECLADOS ENTRE OS MELHORES

WELLITON DOS TECLADOS GRAVA NOVO CD.

DEPOIS DE TER SUA MÚSICA TOCADA ENTRE AS MAIS PEDIDAS NA RÁDIO DE MAIOR AUDIÊNCIA NO NORDESTE PARAENSE, A RADIO ''PRINCESA FM'' , O WELLITTON DOS TECLADOS LANÇA SEU NOVO CD.

BEM NOVINHO, O WELLITON JÁ MOSTRAVA O SEU TALENTO NOS TECLADOS E A CADA DIA VEM CRESCENDO E MOSTRANDO QUE É UM LUZIENSE PROMISSOR.


O CANTOR E TECLADISTA WELITON LANÇA SEU NOVO CD EM RITMO DE ARROCHA, UM CD REPLETO DE MÚSICAS INÉDITAS E REGRAVAÇÕES E POR CAUSA DA QUALIDADE É UM CD QUE TÊM GRANDES CHANCES DE DISPUTAR O MERCADO MUSICAL DO GÊNERO, COM GRANDES BANDAS COMO POP-SHOW, HAROLDO REIS E OUTROS.





É sempre bom ver os Luzienses de talento, mostrando do que são capazes.

PARABÉNS MANO! SUCESSO

para ouvir e baixar o CD clik aqui



terça-feira, 21 de setembro de 2010

NOVAS FOTOS DE SANTA LUZIA

Olá pessoal, aqui vai mais imagens da nossa querida cidade. Aqui tem fotos por exemplo, chegando e saindo em Lanta Luzia, fotos das ruas e outras...
Fotos feitas quando eu estive por Santa Luzia, e ainda não tinha postado aqui no blog.
:)








VEJA MAIS NO ALBUM ABAIXO:

UM POUCO MAIS SOBRE SANTA LUZIA

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE SANTA LUZIA DO PARÁ E REGIÃO



SANTA LUZIA FICA NO NORDESTE PARAENSE

O Território do Nordeste Paraense é composto por 12 municípios da Microrregião do Guamá, Mesorregião do Nordeste Paraense: Aurora do Pará, Cachoeira do Piriá, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Santa Luzia do Pará, São Domingos do Capim, São Miguel do Guamá e por 03 municípios da Microrregião de Paragominas, Mesorregião Sudeste do Pará: DomEliseu, Paragominas, Ulianópolis.


O município de Ourém é o mais antigo, tendo sua origem datada no ano de 1727, ao longo do tempo teve suas terras desmembradas para dar origem aos vários municípios, além de ter contribuído para a formação do município de Santa Luzia.

População

O Território do NE Paraense é o mais populoso dos Territórios do Estado do Pará,
com 446.856 habitantes.

Vegetação e Solo

O Território Nordeste Paraense tem sua cobertura vegetal formada por Floresta Equatorial Latifoliada, representada pelos subtipos Floresta Densa dos platôs (Altos e Baixos) do Pará - Maranhão, Densa dos terraços e Floresta densa de planície aluvial (Várzea).

O intenso período de exploração vegetal fez com que se formasse uma extensa área de Vegetação Secundária (Capoeira), enquanto o processo de Pecuarização ocorrido na região fez com grandes áreas de florestas fossem transformadas em pastagem.

Em relação ao Solo, no território, são encontrados solos horizontes, De maneira Geral há no território uma predominância de Solos Distróficos, Solos Ácidos com necessidade de Calagem e Adubação com possibilidades de Exploração extrativista de materiais como Areia, Seixo, Pedreira, Brita, Piçarra e Argila.

O Relevo do território acompanha a geologia, apresentando áreas de tabuleiros, terraços; formas colinosas dissecadas; várzeas e colinas baixas do Cristalino. Além do Planalto Rebaixado da Zona Bragantina, o Planalto Setentrional Pará - Maranhão e o Planalto Sul do Pará/ Maranhão.

Riquezas Naturais

Areia, Seixo e Brita
No município de Ourém há exploração de seixo, brita e areia. A produção de seixo é a maior do Estado, chegando a mais de 700 metros cúbicos por dia, e é responsável pelo abastecimento de Belém, a capital do estado.

Rios

O Território Nordeste Paraense é banhado por muitos rios, Os principais possuem água de cor escura e barrenta, entre eles está o Guamá que banha os municípios de Ourém, São Miguel do Guamá e São Domingos do Capim e o Rio Caeté que banha os municípios de Santa Luzia do Pará e Ourém.
Alguns desses rios são imprescindíveis meios de acesso a outros municípios, além de elo entre o meio urbano e rural. Por sua alta navegabilidade esses rios são fundamentais para a economia dos municípios situados às suas margens, através de barcos e canoas tornam-se importantes vias de escoamento da produção.
Temos ainda no Território rios de menor porte: Curi, Peritoró, Taurari entre outros...

ESTRUTURA AGRÁRIA
A reforma agrária é uma necessidade urgente e tem um potencial transformador do Território Nordeste Paraense. Sendo geradora de emprego e renda, podendo também, garantir a segurança alimentar e abrindo uma nova trilha para a democracia e para o desenvolvimento com justiça social.
A reforma agrária é urgente não apenas pela gravidade da situação agrária expressa pelos conflitos no meio rural e por uma forte demanda social, mas, principalmente, pela sua contribuição à suspensão da desigualdade e a exclusão social de parte significativa da população rural.

Subsistemas de Produção Agrícola

Os variados tipos de agricultores do Território Nordeste Paraense e seus familiares
adotam estratégias de sobrevivência de acordo com suas aspirações econômicas e
necessidades de manutenção doméstica.


Produção Agrícola, Extrativismo e Pecuária

Não houveram grandes mudanças no perfil da produção rural do Território Nordeste Paraense ao longo dos últimos anos. Além de fornecedor de produtos extrativos, o Território ocupa posição de destaque na produção de alguns produtos do campo, embora, com um custo social e ambiental muitas vezes desproporcional aos benefícios econômicos gerados.

Principais Produtos do Território por Municípios



Estradas

O Território Nordeste Paraense é cortado por duas rodovias federais, a Rodovia BR 010 ou Belém-Brasília e a Rodovia BR 316.

Fonte: FANEP

A CIDADE DE SANTA LUZIA DO PARÁ

Santa Luzia do Pará ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS HISTÓRICO

O município de Santa Luzia do Pará foi criado através da Lei nº 5.688, de 13 de Dezembro de 1991, sancionada pelo então governador Jader Barbalho e publicada no Diário Oficial de 20 de dezembro de 1991, edição de nº 27.122. Foi desmembrados dos Municípios de Ourém, Bragança e Viseu, com sede na localidade de Santa Luzia, que passou à categoria de cidade, com a denominação de Santa Luzia do Pará. Sua instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, quando tomaram posse o Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores eleitos no pleito municipal de 03 de Outubro de 1992. A ocupação inicial deste município foi motivado pela abertura da Rodovia federal Br- 316, a Belém-Brasília. De acordo com a publicação "Municípios Paraenses" (1990), seu primeiro morador foi Manoel Gaia, nordestino, que, seguindo os picos demarcatórios da futura rodovia, instalou-se em um dos marcos que viria a ser o Km - 47 dessa estrada, no sentido Capanema / Gurupi. Sua ocupação aumentou depois da inauguração, pois o grande tráfego abria novos horizontes para os que ali se estabeleciam. O primeiro nome dado à localidade foi " Dr. Tabosa" , em homenagem ao engenheiro responsável pela demarcação daquele trecho da rodovia. Como a população não assimilasse essa denominação, o lugar ficou conhecido como " Km - 47 " do Pará-Maranhão, pelo fato de ficar a 47 Km de Capanema. Com a escolha de Santa Luzia para padroeira da localidade ganhou como denominação, o nome desta santa. No dia 28 de abril de 1991 foi realizado o plebiscito para decidir sobre a emancipação municipal. Dos 5.746 eleitores, votaram apenas 3.611, sendo que 97,99% dos que votaram optaram pelo "sim" . LIMITES Ao Norte - Municípios de Bragança e Tracuateua A Leste - Municípios de Viseu, Nova Esperança do Piriá e Bragança Ao Sul - Município de Nova Esperança do Piriá A Oeste - Municípios de Garrafão do Norte, Capitão Poço e Ourém LOCALIZAÇÃO Este Município pertence à Mesorregião Nordeste Paraense e a Microrregião Guamá. A sede municipal tem as seguintes coordenadas geográficas: 01º 27' 06" de latitude sul e 46º 57' 35" de longitude a oeste de Greenwich. HIDROGRAFIA O principal destaque é definido pelo rio Caeté, com início da foz do Rio Grande, até a foz do Rio curi, e por este até a sua nascente, e daí seguindo em linha reta até o Igarapé Jeju, seguindo-se o curso até sua foz no rio Peritoró, indo por este até sua nascente e daí pelo paralelo do sentido oeste até encontrar o divisor aquário dos Rios Guamá e Piriá, seguindo pelo divisor até a nascente do rio Taurari, seguindo-lhe até sua foz no Rio Guamá, indo por este até a foz do igarapé Tininga, acompanhando-o até sua nascente e daí, em linha reta, até encontrar o igarapé Arioré com a Quarta travessa, seguindo por este igarapé até a foz do igarapé Furacão, subindo-lhe o curso até sua nascente e deste ponto vai em linha reta até a foz do Rio Grande, ponto inicial.

Fonte: SEPOF-PA Portal Amazônia 08/02/2007 - KR

COMENTÁRIO QUE VIROU MATÉRIA

Hoje, em uma passada rapída no meu orkut vi que tinha um recado de um Luziense e confesso que eu nao tinha reconhecido o dono do recado naquele momento.
Mas ao ver seu perfil, estava lá: SANTA LUZIA- PA. E claro fiquei surpreso e não pensei duas vezes em respoder o recado do meu conterrâneo.

O recado delle dizia o seguinte:

"valeu brother por ter mim adicionado no seu orkut. haí você ja esteve aqui em rondon do pará fazendo shoow lembra? eu te reconhecí e lembrei que você é da minha cyty santa luzia. tou engando eu acho que não. valeu mano sucesso pra você no seu trabalho. fique com deus. faloow fuiiiii. "

E eu respondi seu recado: " SOU EU SIM MEU AMIGO, DE SANTA LUZIA E COM MUITO ORGULHO..."

RESOLVI MOSTRAR O RECADO AQUI NO BLOG SIMPLESMENTE PORQUE ELE É LUZIENSE ASSIM COMO EU E MESMO SEM MORAR EM SANTA LUZIA, DEMONSTROU CARINHO PELA NOSSA CIDADE.


-Ele se descreve no orkut como ''JACK o soldado da paz"

UM ABRAÇO AMIGO

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CONFUSÃO - BETO BARBOSA X LUAN SANTANA

Beto Barbosa x Luan Santana: O rei da lambada paraense, Beto Barbosa, é acusado de agredir assessora.


O rei da lambada paraense, Beto Barbosa, voltou a ser notícia nacional ao protagonizar uma confusão em um hotel 5 estrelas, no centro de Belém. Sob o efeito de álcool, o cantor agrediu verbal e fisicamente a produção do cantor Luan Santana, que havia se apresentado na capital paraense no último sábado.

Segundo testemunhas que estavam no hall do hotel no momento do incidente, o tumulto começou às 11h, quando Beto Barbosa insultou os funcionários do artista que faziam o check out na recepção. Dagmar Alba, assessora de Luan, conta que Beto estava muito agitado e utilizou termos pejorativos para descrever o jovem cantor.

Irritado por não ter conseguido a atenção dos presentes, ele partiu para a agressão física e atirou um copo de whisky nas costas de um dos produtores. Descontrolado, Beto ainda xingou o segurança do cantor de “negão” e chutou o braço da assessora de imprensa, que tentava apaziguar a situação.

O artista paraense foi retirado à força do local pelos seguranças do hotel e disse que a sua revolta foi porque Luan teria criticado a postura das mulheres de Belém. “Não posso deixar um artista de fora falar mal do povo do Pará dizendo que as meninas daqui são todas safadas”, justificou Beto. A assessoria de Luan nega a afirmação, garantindo que o cantor não fez qualquer comentário e nem sabia da confusão, já que permanecia em seu quarto dormindo.

Dois policiais militares foram chamados ao hotel e encaminharam a equipe de funcionários do artista à Seccional da Cremação, onde prestaram queixa de racismo, calúnia e agressão contra o cantor Beto Barbosa. A direção do hotel preferiu não se manifestar sobre o ocorrido.

Fonte: (Diário do Pará)

GUINNESS - LIVRO DOS RECORDS


NA REDE:

Algumas pessoas fazem de tudo para conquistar um lugar no disputado Livro dos Recordes. Vale tentar empilhar coisas, carregar peso, vencer competições bizarras, ser muito alto ou baixinho. A edição 2011 do Guinness, o Livro dos Recordes, foi lançada nesta quinta-feira (16).

veja alguns:


Oito pessoas tiveram que ajudar a carregar a cobrinha, que mede 7,3 m, para a foto do Guinness



Puggy é o cachorro com a maior língua do mundo - ela tem "só" 11,4 cm


A chinesa Xie Qiuping é dona do maior cabelo do mundo. As madeixas, que medem 5,6 m, não são cortadas desde 1973


Iona Oyungerel Luvsandorj, nascida na Mongólia, conquistou a vaga no Guinness por ser capaz de ficar 50 segundos nessa (des)confortável posição

sábado, 18 de setembro de 2010

DÚVIDAS SOBRE A PARADA GAY

PRIMEIRA PARADA GAY DE SANTA LUZIA



















Eu resolvi postar informações mais detalhadas sobre a parada gay que vai acontecer em Santa Luzia, porquqe se trata de um assunto que está gerando muitos comentários, debates e conflitos de opiniões na nossa cidade.

E galera, antes mesmo de discutir ou criar algum tipo de opinião sobre o assunto, é preciso, antes de tudo entendê-lo para depois tecer qualquer tipo comentário.

Essa é uma forma de contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade no que se diz respeito à inclusão social e ao combate contra o preconceito e a discriminação existentes na nossa cidade.


Não podemos discriminar e nem recriminar certas "expressões" da nossa comunidade.
Existem gays, lésbicas, travestis, transexuais dentre uma infinidade. Tudo isso faz parte da comunidade homossexual. A Parada Gay ou GLBT é nada mais que um dia escolhido pela classe, para mostrar à sociedade que eles existem. E como eles dizem:
''EXISTIMOS. E existimos com todo o prisma de cores que o arco-íris possui.''


Entendendo o assunto:

A PARADA GAY EM SANTA LUZIA


PARA COMEÇO DE INFORMAÇÃO: A PARADA GAY NÃO FOI ELABORADA DE UMA HORA PARA OUTRA E NEM POR PESSOAS DESENTENDIDAS DO ASSUNTO,OK?

Com o tema “UMA SOCIEDADE MELHOR SÓ É POSSÍVEL SEM RACISMO E HOMOFOBIA!”, a I Parada elaborada pela Diversidade gay traz como pauta a reivindicação e consolidação de instrumentos de combate à discriminação em Santa Luzia.


No dia que antecede a parada gay, a organização vai oferecer à população oficinas que discutirão temas como:
Homofobia, diversidade, vulnerabilidade e os direitos constitucionais.

A seriedade do evento é bem visível ao ouvirmos o que diz uma das coordenadoras:
“O que a população e os participantes da parada não devem, é confundir o evento com "oba-oba", trio-elétrico, bagunça e bebedeira. Pelo contrário, a coisa não é bem assim e umas das coisas que irão acontecer durante a caminhada da parada gay é o desligamento dos trio-elétricos para que os responsáveis passem informações sobre direitos e deveres dos homossexuais dentre outros diversos assuntos.


Segundo Liliane, fundadora do grupo Rosa Luziense e uma das organizadoras da parada gay em santa luzia, "a parada gay é um momento de discutir problemas que atingem os gays. É um alerta para a violência, homofobia, e é também um pedido de socorro."
Liliane ressaltou ainda, que os gays sofrem com a violência, o preconceito, e momentos como a parada servem para ir às ruas exigir os seus direitos.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMORTANTES:

Antes de divulgar a parada gay a organização se encarrega de procurar:

- O FÓRUM DE SANTA LUZIA DO PARÁ - onde eles recebem uma carta regida pelo próprio juiz, apoiando e oferecendo os serviços dentro de suas especificações.

- O CONSELHO TUTELAR

- O PADRE DA PÁROQUIA

- A PREFEITURA DA CIDADE, recebendo o apoio de todos os Vereadores.

- A DELEGACIA, onde foram recebidos pelo Delegado responsável que garante a segurança do evento.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, onde fizeram convites aos professores para que participassem das oficinas informativas, para melhor orientá-los sobre o assunto, sabendo-se que a população precisa desse tipo de informação.

E DEMAIS INTERESSADOS...


VEJA O PROJETO DA PARADA GAY DE SANTA LUZIA POR COMPLETO:


PROJETO: I PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL
EM SANTA LUZIA DO PARÁ!



















Santa Luzia sem Homofobia!

Discriminar é crime!



Setembro/2010
PROJETO: – I PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL LGBTT EM SANTA LUZIA DO PARÁ!

TEMA: UMA SOCIEDADE MELHOR SÓ É POSSÍVEL SEM RACISMO E HOMOFOBIA!

DATA: Dia 19 de setembro de 2010.

LOCAL: Santa Luzia do Pará.

PROMOÇÃO:
• Liliane Maria Alves da Silva
• GRUPO LGBTT LUZIENSE (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DE SANTA LUZIA DO PARÁ


JUSTIFICATIVA:

O Brasil é o país que mais tem realizado passeatas, marchas ou paradas LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e é em São Paulo, que se realiza a parada do orgulho gay com o maior número de participantes. Nos últimos anos tem superado os três milhões de pessoas. A positividade deste fenômeno está no fato de trazer ou levar às ruas a problemática de um segmento social extremamente violentado, e que sua cidadania é desconsiderada, desrespeitada ou sub-reconhecida.
No Pará, já são cerca de 40 municípios que realizam suas caminhadas ou paradas LGBTT, em defesa dos direitos homossexuais e pela garantia de um Estado laico, de fato.
Cientes da necessidade da efetivação de políticas públicas e ações efetivas no enfrentamento da homofobia, que tem inclusive matado muitos cidadãos brasileiros – no Brasil é assassinada um pessoa a cada três dias, por crime de ódio (homofobia). Sabemos que ainda é necessária a política da visibilidade social e de afirmação, através do aumento da auto-estima e da auto-aceitação para os LGBTT.
Neste sentido, compreendemos que as passeatas LGBTT, embora não seja a única maneira, tenham se tornado territórios privilegiados para que os homossexuais brasileiros exijam seus direitos e combatam o preconceito.
Esses são os principais motivos pelos quais propomos realizar a I Parada Diversidade sexual LGBTT em Santa Luzia do Pará: Defesa de Direitos e Construção de Cidadania para LGBTT`s e Combate a Homofobia. Homofobia que é crime!
O município de Santa Luzia do Pará tem aproximadamente 18.105 habitantes sendo, 9.345 do sexo masculino e 8.760 do sexo feminino. e destes cerca de 60 % estão na cidade, local onde realizaremos a I Parada da Diversidade Sexual LGBTT.
Não temos conhecimento de uma ação ou política pública local, que considere a liberdade de expressão da orientação sexual e que coíba sua descriminação ou preconceito. Urge, portanto, que o segmento LGBTT Luziense mostre sua cara, sua dignidade e sua importância política!
Por outro lado, eventos dessa natureza movimentam o turismo e a economia local, podendo inclusive inserir-se no calendário cultural e turístico da cidade de Santa Luzia do Pará.
Por fim estamos propondo um dia de celebração da diversidade cultural e de afirmação da vida democrática, plural e pacífica.

OBJETIVOS:

Geral: Combater o preconceito, a discriminação e a violência contra os homossexuais (LGBTT).

Específicos:
1 - Possibilitar a visibilidade social à população LGBTT Luziense.
2 – Chamar a atenção dos poderes públicos locais para a necessidade de políticas públicas locais para a comunidade LGBTT.
3 – Mobilizar a população LGBTT Luziense para a organização político-social.

Público Alvo: Comunidade Luziense em geral, população LGBTT e aliados, em especial.
05 mil pessoas, diretamente.
10 mil pessoas, indiretamente.

METAS:
1 – Visibilidade Social para LGBTT’s Luzienses;
2 – Sensibilização dos poderes públicos locais para o problemático LGBTT;
3 – Diminuição do preconceito e da discriminação contra LGBTT’s.

ESTRATÉGIAS:
- Caminhada da Diversidade Sexual;
- Palestras “Diversidade Sexual”;


CRONOGRAMA DE EXECUSÃO:
1) Elaboração do Projeto Julho/Agosto / 2010
2) Captação de Recursos Agosto e Setembro/ 2010
3) Organização do Evento: Agosto/Setembro/ 2010
4) Realização do Evento: 19 de Setembro/ 2010.

PROGRAMAÇÃO:
Dias 19.09.2010 – Parada LGBTT - 14 h – Concentração. (Prefeitura municipal)
16 h – Saída da Passeata LGBTT
19 h – Chegada da Passeata LGBTT – Local do Show.
- Discurso das Autoridades presentes e/ou representantes
- Palestras.
- Show de Drag
- Show de Banda


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CACHOEIRA DO PIRIÁ NA ROTA DO TRÁFICO

NOSSA REGIÃO TEM SIDO BASTANTE DIVULGADA NOS TELE-JORNAIS, PENA QUE AS NOTÍCIAS NÃO SÃO NADA BOAS, VEJA:

Polícia Civil destrói mais de 20 mil pés de maconha no nordeste do Pará
VEJA A MATÉRIA:


A operação “Arapuca”, sob coordenação da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil, destruiu mais de 20 mil pés de maconha em cinco plantações localizadas em municípios do nordeste paraense...

As primeiras incursões foram realizadas nos municípios de Cachoeira do Piriá, Viseu, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá, que integram a região do Piriá. A operação conta com o efetivo de 32 policiais civis da DRCO, Grupo de Pronto-Emprego e da Superintendência Regional da Zona Bragantina, sob comando do delegado Rilmar Firmino.

Também foram encontradas nove armas de fabricação caseira. Os policiais efetuaram a recuperação do veículo roubado em Capanema, município da mesma região, no ano passado. O carro foi encontrado na localidade de vila do Alegre, zona rural de Cachoeira do Piriá. Um dos autores do roubo faz parte da quadrilha que assaltou um banco em Garrafão do Norte. O veículo pode ter sido usado no crime.

VIDEO SEGURANÇA CIDADÃ

GALERA, DÊEM UMA OLHADINHA NESTE VIDEO FEITO POR ALGUNS ARTISTAS PARAENSES EM UMA CAMPANHA PELA PAZ.



O Governo do Estado do Pará e a Associação dos Proprietários de Aparelhagens Sonoras do Estado do Pará (Apasepa) lançaram, o videoclipe Na Onda do Segurança Cidadã.
O videoclipe, ritmado pelo tecnomelody com a música Segurança Cidadã é uma composição coletiva entre a vocalista da banda Fruto Sensual, Valéria Paiva, o Coronel da PM Costa Jr e o Capitão da PM Hélio Moraes. A letra estimula a cultura da paz entre os freqüentadores de festas e eventos nas comunidades com uso de aparelhagens sonoras, lembrando problemas recorrentes nesses ambientes, e faz referência ao programa Segurança Cidadã.

O videoclipe contou com a colaboração voluntária dos seguintes artistas:
-Bandas Fruto Sensual,
Xeiro Verde
-Tecno Show
-DJs Dinho (Tupinambá)
-Edilson e Edielson (Mega Príncipe Negro)
-Gilmar, Davison, Júnior Moreno e Júnior Considerado (Poderoso Rubi)
-Silvinho Santos, locutor de programa de tecnobrega
e dos militares sargento Rita Costa, cabo Lourivaldo Silva Filho e soldado Arilton Coelho.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MOSTRANDO SANTA LUZIA

-COMPANHIA DE TEATRO MAMBEMBE

Apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pesssoa. Ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura.
Quém em Santa Luzia nunca assistiu a peça ''paixão de cristo'' dramatizada pelo grupo luziense MAMBEMBE e não se emocionou? Mas enfim... NÓS EM SANTA LUZIA TEMOS CULTURA SIM, MAS INFELIZMENTE NÃO SABEMOS DAR O DEVIDO VALOR À ELA.

QUERO MOSTRAR UM POUCO DO GRUPO MAMBEMBE QUE FAZ VÁRIAS APRESENTAÇÕES DENTRO E FORA DO ESTADO E É CONSIDERADO UMA DAS MELHORES COMPANHIA DE TEATRO DO NORTE, VEJA:

COMPANHIA MAMBEMBE
Direção: HERMÓGENES GOMES

Há mais de 20 anos existie em Santa Luzia do Pará, um movimento de jovens revolucionários que para galgar seus objetivos utilizava-se de dramatizações para... a atenção do povo.
Por volta de 1983 formou-se o movimento jovem que a partir de então passou a realizar todos os anos a dramatização da paixão de cristo por ocasião da semana santa.
O que começou a mudar apenas no ano de 2001, quando o jovem Raimundo Nonato assumiu a coordenação. Em 2005 o jovem Hermógenes Gomes assumiu a presidência.
Desde então as coisas foram mudando, se profissionalizou em 2009 cadastrando seu CNPJ.
Foi eleito o melhor grupo da III mostra de teatro do nordeste do Pará.

IMAGENS DE UMA DE SUAS APRESENTAÇÕES





Na foto eu e meu amigo Déde, que há muitos anos, faz parte do grupo MAMBEMBE, foto feita em um bate-papo de horas na minha, casa em Santa Luzia!
um abraço meu velho, do seu irmãozinho Elison Lucena!




"...Considerando a mágica essência da arte, talvez o teatro seria o
caminho de uma sociedade melhor, mais fraterna. Talvez seria
imitando o ser que passaríamos a compreender o que está por trás do
mel e da melancolia das pessoas. É através desse mergulho teatral –
de imitações – que vamos casar com a esperança e nos divorciar do
preconceito e da intolerância. Levantar a sensação de que a vida é
uma grande metáfora, ou seja, UM GRANDE PALCO ILUMINADO."

Autoria: Jones Cruz

MAIS SOBRE O TEATRO MAMBEMBE

VEJA A MATÉRIA DA FACES (Federação de Arte Cênica Estadual - Belém-Pa) SOBRE O GRUPO MAMBEMBE.


MINI-MOSTRA - Santa Luzia

Sucesso é pouco para falar da 32º Mini-Mostra da Faces, realizada na cidade de Santa Luzia do Pará, no período de 20 a 22 de agosto de 2010. Sucesso porque o público pagante compareceu em todos os espetáculos, sempre lotando e aplaudindo pelas apresentações, pois todas estão com um bom grau de qualidade e técnica.

Publicamos aqui alguns depoimentos de pessoas que assistiram aos espetáculos:
Professora Sandra: Vocês todos estão de parabéns, eu professora de português vou fazer diversos trabalhos com meus alunos sobre os temas dos espetáculos apresentados.


Arthur Silva = Comerciário: Nós só assistimos aos espetáculos do Grupo Mambembe aqui de Santa Luzia, espero que vocês voltem mais vezes, para podemos conhecer outros trabalhos.
Kátia = 15 anos= Estudante: É super legal a gente passar um final de semana assistindo a diversos espetáculos, pois conhecemos outros artistas de cidades longe da nossa, quem dera que todo mês tivesse isso aqui na nossa cidade. Eu não perco uma apresentação do Grupo Mambembe.
Arlindo = 62 anos: Vocês são o maior barato, pois nós vimos muitas coisas legais, pena o governo não apoiar isso mais vezes, mas vocês estão vendo o quanto as pessoas de Santa Luzia gostam de Teatro, eu sempre venho ver.
Carolina = 28 anos- Funcionária Pública: Olha vocês fizeram eu fazer uma coisa que nunca tinha feito em vida, ir ver peça de Teatro, mas depois que eu vi aqui nunca mais vou deixar de assistir todos que aqui tiverem e passarem por aqui, eu paguei ingressos para todos as peças e me orgulho disso, foi um dinheiro bem dado.
Rafael = 12 anos = Primeiro eu quero saber quando é que vocês vão voltar, pois eu não quero perder nenhum, é legal a gene se divertir no teatro, quando eu crescer eu vou fazer teatro também, já falei pra mamãe e pro papai. Bati muitas fotos.

Isso foi alguns dos depoimentos, mas podem ficar tranqüilos que a mini-mostra é isso oportunizar as cidades esquecidas pelo poder público de que existe cultura sendo feita sempre pois a FACES já existe a 20 anos e nunca paramos de produzir. Agora as fotos dizem tudo.
VALEU GALERA DE SANTA LUZIA DO PARÁ, E AO GRUPO MAMBEMBE QUE ORGANIZOU A PRODUÇÃO, PARABÉNS E SEMPRE ESTAMOS JUNTOS NO FAZER TEATRAL.



terça-feira, 14 de setembro de 2010

PRIMEIRA PARADA GAY DE SANTA LUZIA DO PARÁ

Acabo de converssar com alguns amigos que fazem parte da organização da PRIMEIRA PARADA GAY DE SANTA LUZIA DO PARÁ!



E digo, muita gente irá participa no próximo Domingo(19/09) da primeira parada gay de nossa cidade. A organização do evento estima-se que mais de cinco mil participantes de todas as tribos e opções sexuais devem participar do ato contra o preconceito e a homofobia na cidade de Santa Luzia.

Ao perguntar sobre quantas pessoas eles pretendem reunir, veja a resposta:
pretenendemos reunir mais de cinco mil pessoas diretamente e 2 mil indiretamente.

Na converssa eles me disseram ainda ter muita influência em Belém e que muita gente de lá, vai vim participar do evento!

A coordenação da parada gay de Santa Luzia, explica que o objeto do evento é mostrar a sociedade da região que todos merecem respeito, e que o preconceito nada contribui para o desenvolvimento da região:
“hoje é impossível não aceitar pessoas que gostam de outras pessoas do seu mesmo sexo, vamos fazer uma parada com todo mundo, ou seja, vai os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e heterossexuais”, explica a organização.

Fica Fica aqui registrado os meus parabéns e respeito por esses Luzienses que buscam acima de tudo a PAZ entre todos!

Quero também mandar um bjo pra minha nova amiga, Liliane uma das cordenadoras desse evento!

domingo, 12 de setembro de 2010

ÍNDIOS E SANTA LUZIA DO PARÁ

No Território Paraense há grande diversidade de etnias indígenas. Na nossa região temos apenas a presença dos Timbira, Urubu Ka’apor ou Kaaporté e os Tembé.

Essas etnias localizam-se na Terra Indígena Alto Rio Guamá, compreendendo terras dos municípios de Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Luzia do Pará.

Os mais conhecidos em Santa Luzia são os da Etnia TAMBÉ.

Aldeia Tembé Frasqueira, no município de Santa Luzia do Pará.



Embora sejam falantes da Língua Portuguesa, os índios ainda preservam a língua Tenetahara que em português significa "nós somos gente verdadeira". As influências do modo de vida urbano são visíveis na tribo Tembé, segundo os próprios Índios, eles utilizam essas influências para melhorar as condições de vida da própria tribo.






OBS:

Essa semana eles ganharam na justiça uma disputa de mais de 20 anos, nove deles apenas no âmbito da Justiça Federal. veja a matéria:

Sessenta e cinco anos após o interventor do Estado do Pará, Magalhães Barata, ter-lhes reservado por decreto uma área de terras às margens do rio Guamá, parece que finalmente vai acabar a saga dos índios tembés, já que eles poderão usufruir integralmente da reserva Alto Rio Guamá, localizada no nordeste paraense num total de 279 mil hectares em parte dos municípios de Santa Luzia Do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas... leia mais

sábado, 11 de setembro de 2010

CONHEÇA O BOSQUE RODRIGUES ALVES

APARTIR DE HOJE VOU MOSTRAR AQUI NO BLOG ALGUNS DOS PONTOS TÚRISTOS DE BELÉM, A INTENÇÃO É MOSTRAR AOS MEUS AMIGOS LUZIENSES UM POUCO DA CAPITAL PARAENSE.

VOU COMEÇAR POR LUGARES QUE EU SEMPRE COSTUMO IR EM MOMENTOS COMO O BOSQUE R.A. -;) !

TEM MUITA COISA LEGAL AQUI NA CAPITAL E QUEM NÃO CONHECE VAI SABER UM POUCO SOBRE ESSES LUGARES AQUI NO BLOG.



-JARDIM BOTÂNICO BOSQUE RODRIGUES ALVES



O Bosque Rodrigues Alves é uma das surpresas que Belém reserva para os visitantes. No corredor viário mais importante da cidade, a Avenida Almirante Barroso, um bosque secular com 2.500 espécies nativas, um orquidário e passeios de canoa, oferece a quem o procura belos finais de semana de paz e tranqüilidade.


O Bosque Rodrigues Alves - Jardim Botânico da Amazônia (BRAJBA) está localizado na avenida Almirante Barroso nº 2453, bairro do Marco. Sua área total é de 150.000 m2, sendo composto por 4 quadrantes, 112 canteiros irregulares, 80% da área com cobertura vegetal e 60.000 m2 de área restrita ao uso de visitação.
Possui uma dimensão de 15 ha, com 478m de frente por 318m de fundo. No total, constitui-se de cerca de 80% de área verde e o restante de edificações e vias de passeio. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX, representativa da flora regional. A grande maioria da vegetação é oriunda de mata virgem antiga e algumas plantas exóticas, introduzidas posteriormente. Apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema.
VEJA:

VEJA MAIS FOTOS NO ALBUM ABAIXO:
BOSQUE RODRIGO ALVES

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...