Ads 468x60px

domingo, 12 de setembro de 2010

ÍNDIOS E SANTA LUZIA DO PARÁ

No Território Paraense há grande diversidade de etnias indígenas. Na nossa região temos apenas a presença dos Timbira, Urubu Ka’apor ou Kaaporté e os Tembé.

Essas etnias localizam-se na Terra Indígena Alto Rio Guamá, compreendendo terras dos municípios de Nova Esperança do Piriá, Paragominas e Santa Luzia do Pará.

Os mais conhecidos em Santa Luzia são os da Etnia TAMBÉ.

Aldeia Tembé Frasqueira, no município de Santa Luzia do Pará.



Embora sejam falantes da Língua Portuguesa, os índios ainda preservam a língua Tenetahara que em português significa "nós somos gente verdadeira". As influências do modo de vida urbano são visíveis na tribo Tembé, segundo os próprios Índios, eles utilizam essas influências para melhorar as condições de vida da própria tribo.






OBS:

Essa semana eles ganharam na justiça uma disputa de mais de 20 anos, nove deles apenas no âmbito da Justiça Federal. veja a matéria:

Sessenta e cinco anos após o interventor do Estado do Pará, Magalhães Barata, ter-lhes reservado por decreto uma área de terras às margens do rio Guamá, parece que finalmente vai acabar a saga dos índios tembés, já que eles poderão usufruir integralmente da reserva Alto Rio Guamá, localizada no nordeste paraense num total de 279 mil hectares em parte dos municípios de Santa Luzia Do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas... leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...