Ads 468x60px

sábado, 18 de setembro de 2010

DÚVIDAS SOBRE A PARADA GAY

PRIMEIRA PARADA GAY DE SANTA LUZIA



















Eu resolvi postar informações mais detalhadas sobre a parada gay que vai acontecer em Santa Luzia, porquqe se trata de um assunto que está gerando muitos comentários, debates e conflitos de opiniões na nossa cidade.

E galera, antes mesmo de discutir ou criar algum tipo de opinião sobre o assunto, é preciso, antes de tudo entendê-lo para depois tecer qualquer tipo comentário.

Essa é uma forma de contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade no que se diz respeito à inclusão social e ao combate contra o preconceito e a discriminação existentes na nossa cidade.


Não podemos discriminar e nem recriminar certas "expressões" da nossa comunidade.
Existem gays, lésbicas, travestis, transexuais dentre uma infinidade. Tudo isso faz parte da comunidade homossexual. A Parada Gay ou GLBT é nada mais que um dia escolhido pela classe, para mostrar à sociedade que eles existem. E como eles dizem:
''EXISTIMOS. E existimos com todo o prisma de cores que o arco-íris possui.''


Entendendo o assunto:

A PARADA GAY EM SANTA LUZIA


PARA COMEÇO DE INFORMAÇÃO: A PARADA GAY NÃO FOI ELABORADA DE UMA HORA PARA OUTRA E NEM POR PESSOAS DESENTENDIDAS DO ASSUNTO,OK?

Com o tema “UMA SOCIEDADE MELHOR SÓ É POSSÍVEL SEM RACISMO E HOMOFOBIA!”, a I Parada elaborada pela Diversidade gay traz como pauta a reivindicação e consolidação de instrumentos de combate à discriminação em Santa Luzia.


No dia que antecede a parada gay, a organização vai oferecer à população oficinas que discutirão temas como:
Homofobia, diversidade, vulnerabilidade e os direitos constitucionais.

A seriedade do evento é bem visível ao ouvirmos o que diz uma das coordenadoras:
“O que a população e os participantes da parada não devem, é confundir o evento com "oba-oba", trio-elétrico, bagunça e bebedeira. Pelo contrário, a coisa não é bem assim e umas das coisas que irão acontecer durante a caminhada da parada gay é o desligamento dos trio-elétricos para que os responsáveis passem informações sobre direitos e deveres dos homossexuais dentre outros diversos assuntos.


Segundo Liliane, fundadora do grupo Rosa Luziense e uma das organizadoras da parada gay em santa luzia, "a parada gay é um momento de discutir problemas que atingem os gays. É um alerta para a violência, homofobia, e é também um pedido de socorro."
Liliane ressaltou ainda, que os gays sofrem com a violência, o preconceito, e momentos como a parada servem para ir às ruas exigir os seus direitos.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMORTANTES:

Antes de divulgar a parada gay a organização se encarrega de procurar:

- O FÓRUM DE SANTA LUZIA DO PARÁ - onde eles recebem uma carta regida pelo próprio juiz, apoiando e oferecendo os serviços dentro de suas especificações.

- O CONSELHO TUTELAR

- O PADRE DA PÁROQUIA

- A PREFEITURA DA CIDADE, recebendo o apoio de todos os Vereadores.

- A DELEGACIA, onde foram recebidos pelo Delegado responsável que garante a segurança do evento.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, onde fizeram convites aos professores para que participassem das oficinas informativas, para melhor orientá-los sobre o assunto, sabendo-se que a população precisa desse tipo de informação.

E DEMAIS INTERESSADOS...


VEJA O PROJETO DA PARADA GAY DE SANTA LUZIA POR COMPLETO:


PROJETO: I PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL
EM SANTA LUZIA DO PARÁ!



















Santa Luzia sem Homofobia!

Discriminar é crime!



Setembro/2010
PROJETO: – I PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL LGBTT EM SANTA LUZIA DO PARÁ!

TEMA: UMA SOCIEDADE MELHOR SÓ É POSSÍVEL SEM RACISMO E HOMOFOBIA!

DATA: Dia 19 de setembro de 2010.

LOCAL: Santa Luzia do Pará.

PROMOÇÃO:
• Liliane Maria Alves da Silva
• GRUPO LGBTT LUZIENSE (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DE SANTA LUZIA DO PARÁ


JUSTIFICATIVA:

O Brasil é o país que mais tem realizado passeatas, marchas ou paradas LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e é em São Paulo, que se realiza a parada do orgulho gay com o maior número de participantes. Nos últimos anos tem superado os três milhões de pessoas. A positividade deste fenômeno está no fato de trazer ou levar às ruas a problemática de um segmento social extremamente violentado, e que sua cidadania é desconsiderada, desrespeitada ou sub-reconhecida.
No Pará, já são cerca de 40 municípios que realizam suas caminhadas ou paradas LGBTT, em defesa dos direitos homossexuais e pela garantia de um Estado laico, de fato.
Cientes da necessidade da efetivação de políticas públicas e ações efetivas no enfrentamento da homofobia, que tem inclusive matado muitos cidadãos brasileiros – no Brasil é assassinada um pessoa a cada três dias, por crime de ódio (homofobia). Sabemos que ainda é necessária a política da visibilidade social e de afirmação, através do aumento da auto-estima e da auto-aceitação para os LGBTT.
Neste sentido, compreendemos que as passeatas LGBTT, embora não seja a única maneira, tenham se tornado territórios privilegiados para que os homossexuais brasileiros exijam seus direitos e combatam o preconceito.
Esses são os principais motivos pelos quais propomos realizar a I Parada Diversidade sexual LGBTT em Santa Luzia do Pará: Defesa de Direitos e Construção de Cidadania para LGBTT`s e Combate a Homofobia. Homofobia que é crime!
O município de Santa Luzia do Pará tem aproximadamente 18.105 habitantes sendo, 9.345 do sexo masculino e 8.760 do sexo feminino. e destes cerca de 60 % estão na cidade, local onde realizaremos a I Parada da Diversidade Sexual LGBTT.
Não temos conhecimento de uma ação ou política pública local, que considere a liberdade de expressão da orientação sexual e que coíba sua descriminação ou preconceito. Urge, portanto, que o segmento LGBTT Luziense mostre sua cara, sua dignidade e sua importância política!
Por outro lado, eventos dessa natureza movimentam o turismo e a economia local, podendo inclusive inserir-se no calendário cultural e turístico da cidade de Santa Luzia do Pará.
Por fim estamos propondo um dia de celebração da diversidade cultural e de afirmação da vida democrática, plural e pacífica.

OBJETIVOS:

Geral: Combater o preconceito, a discriminação e a violência contra os homossexuais (LGBTT).

Específicos:
1 - Possibilitar a visibilidade social à população LGBTT Luziense.
2 – Chamar a atenção dos poderes públicos locais para a necessidade de políticas públicas locais para a comunidade LGBTT.
3 – Mobilizar a população LGBTT Luziense para a organização político-social.

Público Alvo: Comunidade Luziense em geral, população LGBTT e aliados, em especial.
05 mil pessoas, diretamente.
10 mil pessoas, indiretamente.

METAS:
1 – Visibilidade Social para LGBTT’s Luzienses;
2 – Sensibilização dos poderes públicos locais para o problemático LGBTT;
3 – Diminuição do preconceito e da discriminação contra LGBTT’s.

ESTRATÉGIAS:
- Caminhada da Diversidade Sexual;
- Palestras “Diversidade Sexual”;


CRONOGRAMA DE EXECUSÃO:
1) Elaboração do Projeto Julho/Agosto / 2010
2) Captação de Recursos Agosto e Setembro/ 2010
3) Organização do Evento: Agosto/Setembro/ 2010
4) Realização do Evento: 19 de Setembro/ 2010.

PROGRAMAÇÃO:
Dias 19.09.2010 – Parada LGBTT - 14 h – Concentração. (Prefeitura municipal)
16 h – Saída da Passeata LGBTT
19 h – Chegada da Passeata LGBTT – Local do Show.
- Discurso das Autoridades presentes e/ou representantes
- Palestras.
- Show de Drag
- Show de Banda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...