Ads 468x60px

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quaresma é tempo de reflexão

Estamos vivendo a quaresma, período de reflexão para os católicos. Nesta época, que representa os 40 dias do jejum de Cristo, no deserto, o sacramento mais importante é o da confissão. Para muitos, um ato que traz a sensação de alívio e de proximidade com Deus.
Eis o tempo de conversão é a expressão que perpassa o sentido da quaresma. O termo quaresma vem de quarenta. Esse número na bíblia tem um significado abrangente. O povo de Israel caminhou durante quarenta anos pelo deserto. Jesus jejuou durante quarenta dias. Subiu aos céus, quarenta dias após a Ressurreição.

Assim, quaresma quer dizer, “um tempo não demasiadamente longo e nem curto, mas o suficiente para uma verdadeira conversão, mudança de vida e retomada de rumo no caminho para Deus e na vivência da fraternidade”. Quaresma é tempo de conversão, de mudança, de graça e salvação, no qual nos preparamos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa a história da salvação realizada por Jesus Cristo, através da sua morte e ressurreição.

Celebrar a quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, no sofrimento e na dor da vida do povo. Nosso olhar se volta para três direções: Na direção de Deus para sentir o amor bondoso e misericordioso de Deus para com a humanidade e para com cada um de nós. Ele ama, perdoa e nos recria para uma vida nova.

Quaresma é tempo de mudança de vida. A Igreja aconselha que cada cristão celebre o sacramento da penitência. É um meio que a Igreja oferece a todos os cristãos para reconciliarem-se com Deus, com a comunidade e assim iniciar uma nova vida, mas fraterna, mais voltada para Deus, para a família, para a construção de um mundo marcado pela fraternidade e solidariedade. A quaresma só tem sentido se o olhar se abre para a Páscoa do Senhor. Quaresma é o caminho para a Páscoa, para a vida nova em Jesus Cristo. Senhor, nesta quaresma ensina-nos os teus caminhos. Faze-nos reconhecer o rosto de Cristo no rosto de cada irmão. Dá-nos um coração cheio de misericórdia e de bondade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...