O mês de junho se despede mas os tradicionais arraiais e concursos de quadrilhas entram pelo mês de julho.
As festas juninas tiveram origem nos países europeus em comemoração aos santos São Pedro, São João e Santo Antônio.
Em Santa Luzia além dos arraiais ''particulares'', as festas juninas mais esperadas, que são as das duas maiores escolas, foram festejas nos dias 27 de junho no Colégio Florentina Damasceno e no dia 28 de junho na Escola "João Gomes". As duas festas contaram com apresentações de danças e comidas típicas da época.
UM POUCO SOBRE OS SÍMBOLOS JUNINOS:
Santo Antônio(13/06): Nascido em portugal, é famoso por ser considerado o ''Santo Casamenteiro'' a quem as moças solteiras fazem seus pedidos e promessas quando querem casar. É o Santa protetor das crianças e um dos mais populares do Brasil.
São João(24/06): João pregava e vinda do Messias, seu primo Jesus, a quem também batizou. Diz-se que João nasceu em uma noite muito bonita e sua mãe, Isabel, teria erguido um mastro e acendido uma fogueira para iluminar o caminho de sua prima Maria até sua casa.
São Pedro(29/06): O ''Santo Chuveiro'' foi um dos doze apóstolos de Jesus e fundador da comunidade cristã em Roma e, mais tarde, sendo considerado o primeiro papa da Igreja Católica. Seu dia é comemorado com uma grande festa junina, com danças e queima de fogos.
Quadrilhas: As quadrilhas juninas têm origem európeias, com influências inglesas e francesas, chegando ao Brasil através da elite portuguesa no século XIX e, logo após, popularizando e fundido-se com outras danças brasileira.
Dançada aos pares, as quadrilhas são um dos símbolos de tradição e da alegria das festas juninas, levando música,dança e muita diversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário