Ads 468x60px

quarta-feira, 14 de março de 2012

Música passa a ser obrigatório nas Escolas

Ensino da disciplina passa a ser obrigatório em todo o país

O ensino de música nas escolas públicas e privadas de educação básica agora passa a ser obrigatório. O prazo para o cumprimento da lei nº 11.769, sancionada em agosto de 2008, que prevê a implementação do conteúdo às escolas terminou no ano passado. Por isso, a partir deste ano, esta nova disciplina deverá fazer parte da grade curricular dos alunos da educação infantil e fundamental de todo o País.

O Ministério da Educação (Mec) recomenda que o ensino da disciplina aborde noções básicas de música, cantos cívicos nacionais e sons de instrumentos de orquestra. Os alunos deverão aprender ao longo do ano cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos. Célia Brandão, do Conselho Nacional de Educação, aponta que esta disciplina ajuda no desenvolvimento da sensibilidade dos estudantes do ensino infantil e fundamental e que incentiva o aprendizado. 'A música compõe um conjunto de conhecimentos importantíssimo para a formação humana. As próprias diretrizes curriculares nacionais da educação básica já estabelecem que os currículos tenham uma dimensão nacional e uma dimensão regional específica, de acordo com o espaço em que eles estão inseridos', explica.

No entanto, não necessariamente o ensino de música poderá ser uma disciplina à parte, podendo integrar artes. A música passa a ser o único conteúdo obrigatório da disciplina, mas não de maneira exclusiva. Célia conta que esta proposta depende da organização pedagógica. 'A lei não propõe uma disciplina; ela propõe o conhecimento da área da música juntamente com a área de artes. A música é uma forma de comunicação e de despertar para a reflexão. No entanto, sozinha, ela não vai fazer isso tudo', afirma. [Jornal Amazônia]

VEJA MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...