Ads 468x60px

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ISSO É PARÁ - Olha agente no Arraial do Pavulagem

O Arraial do Pavulagem é um dos maiores representantes da cultura amazônica e esse ano completa 6 anos de cantoria, batuque e um alegre cortejo pelas ruas de Belém.

Arraial do Pavulagem é um grupo musical de Belém do Pará e tem este nome derivado de arraial (local onde se realizam os festejos, nas festividades dos santos) e de pavulagem, neologismo originário de pavão, que significa o formoso, bonito, e pomposo e que na linguagem popular tem o significado de "o que gosta de aparecer", ou o fanfarrão.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO ARRAIAL DA PAVULAGEM:
No começo, uma brincadeira na Praça da República reunia os mais variados artistas.
O que deveria ser apenas uma brincadeira acabara virando uma grande roda de cantoria.
Cantadores e compositores, entre outros, tinham uma ideia, a de formar plateia e assim criar um espaço para divulgarem seus trabalhos. A princípio, o boi era chamado “Pavulagem do Teu Coração”, somente a partir de 1987, passou a ser chamado de "Arraial do Pavulagem". A mudança se deu pelo fato de se ter uma visão mais ampla do contexto cultural podendo, assim trazer um universo de elementos populares para o Arraial e não se limitar somente à cultura do boi-bumbá, após 17 anos de vivência o grupo musical resolve fortalecer as ações públicas criando para isso o Instituto Arraial do Pavulagem em 2003.


CLIK AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ARRAIAL DO PAVULAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...