Em Belém, num dia de Domingo ensolarado e com muito Chorinho. Na foto, eu ao lado do mestre Curica juntamente com os integrantes de um dos melhores grupos de Chorinho do Pará!
GRUPO MESTRES DA GUITARRADA
O grupo reúne os guitarristas Mestre Vieira, Aldo Sena e Mestre Curica, um dos grupos pioneiros do carimbó paraense. Os músicos mostram duas das mais sólidas e genuínas escolas de instrumentistas na região Amazônica: a do carimbó e a das guitarradas.
Em 2003, o projeto Mestres da Guitarrada, que surgiu de uma pesquisa do músico Pio Lobato, alcançou prestígio nacional, levando Curica, Vieira e Aldo Sena para apresentações na Alemanha, durante a Copa do Mundo, e na França, para as comemorações do Ano do Brasil.
MESTRE CURICA
Grupo Guitarradas do Pará, seu projeto atual.
Segundo ele, em suas músicas, um recurso é fundamental: a rima. “Música tem que ter rima, para dar certo a melodia”, ensina. “Não adianta fazer carimbó muito grande se não o pessoal não decora. Tem que ser pequeno, pra todo mundo cantar junto”.Mestre Curica aprendeu isso cedo, com o pai, que também era músico e instrumentista. Aos sete anos, em 1958, já se apresentava no grupo Pau de Angola, que tocava carimbós pela Pedreirinha, em Marituba.
Para inventar tantos sons, Mestre Curica também inventa instrumentos. Uma guitarra comprada em São Paulo teve o braço substituído por um pedaço de madeira menor. Surgiu a guitarra baiana. “Aí vou tirando bolero, carimbó. Vou botando um solo e vou me embora”.
Fonte(diáriodeumparaense)
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário