Ads 468x60px

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CONHEÇA O VER-O-PESO

Como dito anteriormente, 2011 reserva muitas novidades pro nosso humilde blog e para começar falaremos um pouco do mais famoso ponto túristico de Belém.
Dando continuidade à série de matérias que mostram a beleza da Capital Paraense, apresento aqui no blog:

A FEIRA DO VER-O-PESO
Diversidade de cores, formas e cheiros, que exalam a cultura paraense.


Quem visita Belém não pode deixar de conhecer o famoso mercado a céu aberto. É lá que a cidade acorda há mais de três séculos, com a chegada dos barcos bem cedinho.
O nome surgiu quando os portugueses resolveram cobrar impostos de tudo o que entrava e saía da Amazônia. Para isso, criaram, em 1688, a casa do Ver-o-Peso.

Com 26.500 metros quadrados, o Ver-o-Peso reúne 2 mil barracas e camelôs por toda a parte. Hoje, o mercado é o entreposto comercial de Belém, onde barcos chegam às docas trazendo produtos do rio e da floresta, que depois serão vendidos nas barracas amontoados no pátio junto do mercado de peixe. Em uma manhã é possível conhecer tudo. Não se espante, caso seja puxado por alguns dos vendedores, eles querem apenas mostrar e oferecer seus produtos.



Artesanatos e cerâmicas também são comercializados no mercado Ver o Peso, o artesanato da região, em sua grande parte, é feito em palha e barro.

Esta simpatissíma senhora é a mais famosa erveira (comerciante de ervas, banhos e essências) do Mercado Ver o Peso em Belém do Pará. Vários famosos, entre astistas e cantores, já passaram por sua banca para comprar os seus milagrosos bálsamos. Todos se encantam com seu sorriso contagiante, sua ótima energia e sua generosidade extrema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...